quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A lenda da Fénix

A fénix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava. A impressão que a sua beleza e tristeza causavam em outros animais, chegava a provocar a morte deles.

Segundo a lenda, apenas uma fénix podia viver de cada vez. Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C. afirmou que esta ave vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova fénix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípicia de Heliópolis , onde os colocava no Altar do Sol. Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto.

O devasso imperador romano Heliogábalo (204-222 d.C.) decidiu comer carne de fénix, a fim de conseguir a imortalidade. Comeu uma ave-do-paraíso, que lhe foi enviada em vez de uma fénix, mas foi assassinado pouco tempo depois.

10 comentários:

Luciana disse...

Já tinha ouvido falar da Fénix mas não sabia desta história.
Muito bonita!
Beijinhos

Cristina disse...

Da fénix conhecia o mito da imortalidade, mas a lenda, propriamente dita... confesso que ainda não conhecia. Excelente início, Fénix.

Felicidades! E um beijinho! :)

Fénix disse...

Luciana,sempre gostei muito desta lenda... bjs

Fénix disse...

Cristina, obrigado ;) quando regressar de férias vou fazer um post com o resto da lenda :)Bjs

Miguel F. Carvalho disse...

todos nós, nas nossas vidas, deveríamos ter um pouco do espírito de uma Fénix...

Heidi disse...

Já aprendi qualquer coisa hoje. Desconhecia a lenda :-)
Jinhos

Anónimo disse...

Olá, Fénix.
Seu blog estava prometendo ser um dos melhores, por que não continua a escrever? Por que não se inspira na própria fénix e volta a nos agraciar com suas postagens interessantes?
Sou um amigo distante que por esses caminhos misteriosos chegou a essa ave fantástica através de ti.
Paulo de Oliveira,
parsoli@pop.com.br

Anónimo disse...

Eu nunca tinha ouvido falar da Fénix nem da sua lenda mas quando a vi aqui neste blog fiquei espantada porque nunca teria ouvido tal coisa pensava " "Fénix" que coisa é essa e o que faz esse bicho ou outra coisa que é?"
Eu sei que não me conheces mas só estou a comentar porque gostei muito da lenda da Fénix !!
Muitos beijinhos e abraços!!!!!

Carlos Santiago disse...

Holla,Fênix!
Quero inicialmente parabenizá-la pelo seu "blog" e embora soubesse de sua lenda quero ratificar o comentário de todos os colegas e acrescentar que devemos lembrar, como ave da esperança, como também é conhecida, a lenda transcende a mitologia e devemos buscar a mensagem de Cristo que nos ensina sobre a ressureição e a vida eterna...é preciso que acreditemos em Deus e seus caminhos para termos, senão de próximo, um mundo mais justo, fraterno e digno de que ao partirmos deixemos nossos filhos em um lugar hóspito, valeu um grande abraço a todos!!!

Saulo disse...

Acho muito interessante,porém pouco conhecida. Por ter abordado uma história bonita te dou...
Parabéns!